top of page

29ª Feira de Verão Mixage em Matinhos -no Estado do Paraná.


Pinheiro do Paraná - arvore simbolo do Estado.


Enquanto a população brasileira cresceu 25% passando de 163 milhões para 203 milhões de pessoas, a população da cidade de Matinhos triplicou, passando de 12 mil para 38 mil habitantes, conforme senso conforme fonte IBGE.

Por ter uma extensa faixa de praia, a cidade muito se beneficiou de todo o desenvolvimento por que passou o Estado, pois muitas familias paranaenses e de outros Estados investiram em residencias de veraneio. A construção civil, e consequentemente o comécio e o setor de serviços, ampliaram e muito os postos de trabalho.

O estado do Paraná foi uma das regiões brasileiras de ocupação mais recente.

Sómente em 1853, se tornou oficialmente um estado brasileiro.

O ouro, depois a terra roxa para o plantio do café, imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães foram atraidos para o Estado, formando várias colonias agricolas.

Faz divisa com dois paises: Argentina e Paraguai. Tem um relevo de elevada altitude, planaltos, serra, sendo que a menor altitude se concentra ao longo do litoral.

Ao todo o Estdo possui 11 milhões de habitantes, e já figura como a quarta maior economia do Brasil, superando inclusive a região de Porto Alegre.

A extensa rede logistica com portos, ferrovias, rodovias, aeroporto, transporte fluvial, muito favorecem escoar sua produção seja agrícola, industrial, sem contar os serviços de telecomunicações e de energia (possui a maior usina hidreletrica do pais).

Os serviços de saúde e educação paranaense são bem estruturados.

Com uma administração moderna o Estado caminha a passos largos para ocupar mais destaque no cenário nacional.


10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page